Preços diferenciados para pagamento em dinheiro
No mês passado, representantes de entidades do comércio discutiram, na Câmara dos Deputados, a possibilidade de cobrar preços diferenciados para compras feitas em dinheiro e com cartão. Uma compra com cartão é mais cara porque o estabelecimento precisa pagar a comissão das operadoras de cartão e o aluguel das maquinetas, além de esperar 30 dias para receber o dinheiro da venda. Segundo os comerciantes, os custos das compras feitas com cartão são repassados aos preços e todos os clientes pagam a conta, mesmo que comprem com dinheiro. Permitir a cobrança de preços diferenciados é questão de justiça ou só vai causar confusão? Opine.
Posts Relacionados
- None Found














January 8th, 2009 at 4:13 pm
Justo desde que a “tarifa” do cartão seja descontada do valor pago em dinheiro. De nada adianta cobrarem mais no cartão mas o preço real já possuir o custo embutido. Além do mais, qualquer shopping de informática já adota essa prática e nunca vi ninguem reclamar.
January 8th, 2009 at 6:27 pm
Olá,
A impressão que tenho é a de que querem apenas formalizar algo que já acontece. Em muitos lugares, sobretudo em estabelecimentos de pequeno porte, são oferecidos descontos para a compra em dinheiro. Especialmente quando o produto é pechinchando. Além disso, muitas vezes a pechincha só é aceita em pagamentos à vista, em dinheiro.
January 9th, 2009 at 7:29 am
Concordo com os comerciantes. O custo do cartão não pode ser repassado para quem compra em dinheiro.
January 9th, 2009 at 9:45 am
Acredito que isto pode ser resolvido no próprio estabelecimento.
Certa vez, queria comprar um produto com dinheiro e pedi um desconto. A loja nada fez, mesmo conversando com a gerência.
Acabei comprando o produto parcelado em 6 x no cartão.
January 9th, 2009 at 1:08 pm
A ideia é válida, entretanto já estou contando com a má fé de alguns comerciantes, que ao invés de cobrar mais barato para quem for comprarcom dinheiro, vão é deixar o preço alto e dar uma taxa extra para quem comprarcom cartão!
January 9th, 2009 at 5:19 pm
É muito simples, o comerciante deve dar o desconto do percentual que iria pagar para administradora para o cliente que pagar em dinheiro.
É uma questão de negociação.
January 9th, 2009 at 8:16 pm
Concordo com o Cássio, apenas será uma adaptação da legislação à realidade.
January 10th, 2009 at 7:00 am
Esta é uma questão complexa, que passa por uma discussão de todas as partes envolvidas.
Abs,
Marcelo
January 11th, 2009 at 8:33 am
Acho o debate apropriado…
O momento vai gerar cautela nas compras de produtos e serviços, então porque não estimular quem está disposto a pagar em dinheiro. Concordo que em cartão já fica mais apertado dar descontos por causas das taxas das operadoras.
Sou uma consumidora com esse perfil… e quando recebo o desconto fico estimulada a voltar e fazer nova compra.
January 12th, 2009 at 4:29 am
Para o comerciante é mais vantajoso deixar os preços iguais, visto que receberá sempre de 2% a 6% a mais nas compras realizadas em dinheiro.
Além disso, as pessoas estão usando o dinheiro de plástico cada vez mais, pois há maior controle, segurança e comodidade.
Meu receio é igual ao Marcio Melo, acho que os comerciantes ao invés de darem descontos irão incluir a taxa das administradoras para as compras realizadas no cartão.
January 12th, 2009 at 9:49 am
Penso que antes de discutirmos a questao de repassar ou nao o preço, precisamos falar sobre o aspecto da segurança.
As pessoas não estao dispostas a andar com grande quantia em dinheiro para ganhar um desconto que é quase simbólico.
As empresas que optaram pela adesao ao sistema de cartoes (debito e credito) optaram por vislumbrarem vantages, tais como segurança em não acumular grandes montas em caixa, conveniencia para receber qualquer tipo de cliente, etc.
Então, penso que as vantages dos comerciantes sao maiores que as desvantagens e considero errada a cobrança adicional da taxa ao consumidor final.
Att.
Hilton
January 12th, 2009 at 1:38 pm
É muito justo oferecer desconto para quem está disposto a pagar em dinheiro. É dinheiro vivo que entra no caixa na hora (não nos trinta dias que a operadoras oferecem) e sem taxas!
Sobre os vários comentários que a prática do desconto já é adotada, é preciso dizer que atualmente ela é ilegal, pelo menos é que está escrito nas cláusulas dos contratos das operadoras de cartão, verdadeiros contratos ganha (operadoras) – perde (lojistas), que enfatizam que o mesmo preço cobrado pela loja deverá ser aceito em cartão de crédito/débito e dinheiro, sem distinções.
Queria ressaltar que não são todas as lojas que permitem negociação de desconto. Muitas delas nem chamando o gerente você consegue um desconto mísero sobre apenas a taxa cobrada pela operadora, algo em torno de 3% a 5%, sem considerar o custo de capital (dinheiro que entra na hora no caixa da empresa).
Além de tudo isso, devemos pensar se queremos um país cada vez mais endividado com o crescimento do “dinheiro de plástico” (muitas vezes funcionando como um simples intermediário na relação empresa x consumidor) ou se queremos valorizar nosso próprio dinheiro, sem taxas a serem cobradas.
January 12th, 2009 at 2:08 pm
Acho muito interessante, pois forçar a sociedade a usar dinheiro fará com que as operadoras de cartão que são um grande monopólio baixar suas taxas! Pena que a criminalidade no Brasil seja tão alta e andar com dinheiro não seja uma atitude aconselhável por aqui.
January 13th, 2009 at 11:23 pm
O cartão é considerada uma moeda segura. Andar com dinheiro para fazer compras, dependendo do valor, requer um força policial especial para cada cidadão.
Há mais coisas importantes para se ocupar do que com isso.
January 20th, 2009 at 9:51 am
Olha, parabéns pelo tópico. É bestial.
Se bem que não concordo com uma parte do que você disse.
Eu acho que se pode ganhar bastante dinheiro ($ ou €) apostando na monetização dos conteúdos de internet online. O DinheiroMagnetico.com é um site que explica exactamente isso, ou seja, como ganhar dinheiro fácil e rapidamente na internet. Acho interessante o seu tópico sobre educação financeira. É algo que falta na nossa sociedade capitalista.
January 23rd, 2009 at 4:27 pm
Uma proposta até interessante, porém muitos comércio já praticam isso. Ou seja, muitos lugares dão um desconto (ex:10%) para pagamento à vista e outro (ex:5%) para pagamento com cartão.
Outro problema é que normalmente os descontos à vista são dados apenas se o cliente solicitar.
February 17th, 2009 at 2:11 pm
os clientes tem problemas.
quando comentamos que a vista em dinheiro vamos tirar os encargos do cartão ele pergunta o valor, nós passamos.
Na hora de pagar querem passar o cartão pelo valor a vista em dinheiro, quando falamos que não tem como falam que é um direito deles.
se decidam cambada.
March 5th, 2009 at 6:56 am
Discordo em partes do Hilton Vagner. Hoje a adesão é uma questão de sobrevivência no varejo, justamente porque diversos clientes usam cartão.
#####
Vários comentaram que esta prática já existe (desconto no dinheiro), porém ela é ilegal. O que precisamos é regulamentá-la.
#####
A título de conhecimento: uma operação de débito no cartão custa para o lojista 2,4% ao dia, isto significa 72% ao mês, isto é um abuso e o nosso legislativo permite.
Ou seja, qualquer ação para diminuirmos as taxas dos Cartões de Crédito/Débito é bem-vinda, com tanto que seja legalizada. O Cliente será o maior beneficiado, pois as taxas sempre são repassadas.
June 23rd, 2009 at 6:56 pm
Amigos
Para quem não sabe, a taxa que os comerciantes pagam (aluguel máquina, linha telefônica e taxa) gira em torno de 7%. Exemplo: Você compra R$100,00 com cartão de crédito e o comércio recebe R$93,00 depois de 30dias corridos indepedentemente se sua fatura vai ser paga em poucos dias… Com isso todos os consumidores estão pagando 7% a mais nos produtos por repasse de cartão de crédito. Não seria mais justo quem paga em dinheio ter este desconto???
June 24th, 2009 at 12:04 pm
Adivinhem quem financia as campanhas políticas…
As operadoras e os bancos oferecem vantagens para o cliente usar os cartões, tipo: milhas de viagens, sorteios de carros, descontos em tarifas bancárias, descontos em seguros, etc… Isso o governo deixa, agora o comerciante oferecer um desconto (da propria taxa que paga) para o cliente, não pode! É contra a lei! Somos forçados a entrar nesse jogo dos cartões, que para uma grande parcela dos brasileiros acaba virando uma bola-de-neve, acabam comprando mais do que podem e ai já sabem o que acontece… mais uma vez as “privilegiadas” bandeiras e bancos podem cobrar 12% ao mês de juros!!! Duvido que em qualquer país do mundo existam taxas tão altas como essa!!!Duvido que em qualquer país do mundo essas operadoras de cartões possam agir assim, mandam no comercio e mandam no consumidor!!! Existem muitos produtos de consumo, por exemplo, da cesta básica que o supermercado coloca 10% de margem de lucro, aí vem uma operadora de cartão que leva 5% só pra intermediar o recebimento. Só no Brasil mesmo…..VAMOS ACORDAR!!!!!!
June 26th, 2009 at 12:00 am
Não tenham medo do desconto à vista. Só quem ganha com a legislação atual é o Cartão. A Concorrência não pemite que o comerciante trabalhe com percentuais altos, pois o que o comerciante quer é vender. A operadora de cartão cobra juros altíssimos do consumidor e taxas altíssimas de administração e desconto para o comerciante. Só no Basil o empresário é obrigado por lei a receber cartão como “moeda à vista” e sem custo, mesmo que a liquidez “dessa” moeda não seja à vista. O negócio do comerciante é trabalhar e ganhar dinheiro com a venda, mas enquanto existir lei que obrigue agente a pagar mais de 40% de taxas, somando consumidor (anuidade, emissão de fatura, encargos, multa, etc) + comerciante (Administração, aluguel TEF/POS, desconto para recebimeto à vista, bandeira, etc). O povo brasileiro perde ( consumidores e comerciantes) e as Usurpadoras estrangeiras, administradoras de cartões, continuam levando o nosso dinheiro para bem longe do país.
July 17th, 2009 at 2:21 pm
Acho justo que as operadoras cobrem uma taxa bem menor para não inviabilizar as vendas como ocorre atualmente e acabem com o cartel.
Em muitos produtos, por exemplo: A margem de lucro na maioria das vezes fica em sua maior parte com o governo, e o pseudo lucro restante é dividido com as operadoras.
Entendo que o montante de dinheiro deveria ser passado de imediato aos lojistas, desta forma não seria mais interessante o dinheiro em moeda e todos usariam esta forma de pagamento melhorando em muito a arrecadação para todos.
Lembro os lojistas que as operadoras ganham de várias formas, anuidade do cliente, cobrança mensal das lojas, cobrança por operações, além de o crédito ter os juros mais astronômicos do planeta para o cliente, e é claro com o repasse as lojas em 40 dias já trabalharam este dinheiro aumentando em muito o lucro dos próprios por um serviço que a meu ver resumi-se a sistema e processos.
Enquanto não acabar estes cartéis os lojistas e clientes continuarão reféns da iniqüidade que se determina.
August 5th, 2009 at 8:29 am
O problema ao me ver é o duplo monopólio das bandeiras MasterCard e Visa e olha q cada uma tem q ser uma maquina separada e com a proteção da lei do consumidor q diz q os preços a Vista tem q ser iguais aos do cartão.
Como é possível ser preços iguais com custos desiguais?!
E onde fica a concorrência, assim não tem concorrência.
Há varias soluções viáveis para resolver esse problema, vou listar algumas aqui.
Seria interessante antes de tudo analisar como é em países que tem as taxas (para lojista e consumidor) e aluguel das maquinas mais baixas.
1- Liberar preços para pagamento a Vista e com Cartões seja de Credito ou Banco (isso fará com que as operadoras começarem a perder mercado se não baixarem as taxas e alugueis das maquinas)
2- Separar o aluguel das maquinas das operadoras, sendo necessário somente uma maquina q aceite todos os os cartões de credito e bancos, essa maquina poderia ser fabricada por varias empresas e regulamentada para que tenha o menor custo para os lojistas, isso permitiria q muitas bandeiras de cartões pudessem ser usadas, mas tem q possibilitar preços diferenciados para cartões de diferentes bandeiras e a vista para estimular a diminuição das taxas (integra a solução 1 aqui).
3- Regulamentação das operadoras de cartão pelo BC q garanta custos aos lojistas e consumidores compatíveis ao do mercado mundial.
Não se justifica essas taxas absurdas bem maiores q as praticadas mundialmente.
Em todo caso o maior vilão na minha opinião aqui é a lei do consumidor q proíbe diferenciar os preços pelo Cartão e a Vista, isso só poderia ser feito no caso q os custos para o lojista de ter Cartão fossem menor q 2% (taxas e aluguel das maquinas)
Devemos lembrar q o lojista tb é um consumidor dos serviços de cartões.
Eu também sou um consumidor, prefiro usar cartão pela segurança mas me sinto lesado com os custos embutidos nos preços devido aos altos custos para os lojistas.
Outra coisa absurda são os juros cobrados do consumidor no cartão de credito.
August 5th, 2009 at 8:54 am
Só complementando o texto acima.
Estão falando q a MP460 q inclui liberar os lojistas de cobrar preços diferenciados vai prejudicar o consumidor, pois vai aumentar os preços para quem usa cartão.
O custo do cartão já existe e já esta incluso nos preços, essa medida ao me ver só vem a legalizar o desconto para quem paga a Vista em dinheiro ou cheque.
Essa medida também ajudara a baixar os custos que as operadoras impõem aos lojistas se não quiserem perder receita ou até mesmo terem muitos lojistas cancelando os cartões.
Outra coisa que é absurda é a taxa cobrada em cartões de debito, essa nem deveria existir já q equivale ao retirar dinheiro em um caixa eletrônico, no máximo o aluguel da maquina q deveria servir para todos os bancos.
Não sei se é verdade mas já me disseram q chegam a cobrar 6% isso ao me ver é deveria ser ilegal, já q não é credito.
Mesmo no caso do cartão de credito, quem arca com o credito é o lojista q só recebe 30 dias depois.
Na minha opinião deveria ser proibido cobrar qualquer valor percentual sobre o valor da compra, só permitindo cobrar uma taxa do fornecimento do serviço q poderia ser fixa mensal ou sobre o numero de transações independente do valor.
December 18th, 2009 at 9:26 am
Elias, permita-me discordar e ter uma conversa construtiva. Tenho uma gráfica rápida e implementei cartões Visa e Master para facilitar a vida de meus clientes. A liberação/legalização de preços diferenciados para pagamento com cartão, a meu ver, não vai fazer as taxas baixarem nem as administradoras perderem mercado porque, na minha opinião, os clientes não se preocupam tanto com o preço quanto parece. Oras, digamos que um lojista se recuse a dar qualquer tipo de desconto e cobre a mais de quem paga com cartão (o que é ilegal). Muitos clientes vão aceitar simplesmente porque é mais conveniente pagar um pouco a mais pela facilidade de usar o cartão ali na loja do que sair da loja, pegar o carro, encarar o trânsito, ir até o caixa automático, pegar dinheiro e voltar pra pagar. A palavra-chave é conveniência, e as pessoas que estão dispostas a ter essa conveniência sabem que vão (e querem) pagar a mais por isso. O que vai ajudar a baixar as taxas e o aluguel dessas máquinas será a concorrência entre as adquirentes, ou seja, a possibilidade da Cielo (antiga Visanet) poder processar cartões da Mastercard, e a Redecard poder processar cartões da Visa, coisa que já acontece em outros países. O governo já está trabalhando para oferecer isso e devemos ter alguma coisa no meio de 2010.
Se pararmos pra pensar, toda forma de pagamento possui algum custo que deve ser pago pelo lojista, até mesmo o dinheiro. Muito dinheiro na loja? A loja tem que pagar pra ter segurança e não ser assaltada, e isso é um custo. Cheque? Tem de ser levado até o banco, ele demora dois dias úteis pra cair na conta e ainda há o risco do cheque não ter fundos, e isso é um custo. Carnê? É legal, aumenta as vendas pra quem nem cartão tem, mas você deve aprovar o crédito do cliente e fazer cobranças caso ele não pague, e isso éum custo.
Eu sei que os consumidores sempre querem o menor dos menores preços, mas na minha opinião como lojista o dinheiro de plástico traz conveniência para todo mundo e essa conveniência tem um preço que muitos clientes parecem dispostos a pagar.
Sobre os custos do cartão, atualmente me cobram o seguinte:
- Aluguel da máquina
- 2,9% nas compras com cartão de débito, e o dinheiro cai no dia útil seguinte
- 4,8% nas compras com cartão de crédito, e o dinheiro cai 30 dias depois (e a cada 30 dias subsequentes se o cliente parcelar)
- Porcentagem adicional caso o lojista queira adiantar o recebimento do pagamento ou parcelamento.
Apesar do pagamento via cartão de crédito entrar somente 30 dias depois, existe a GARANTIA do recebimento. Ou seja: o lojista pode contar com o dinheiro mesmo que o cliente dê o calote no banco dele ou então não pague as parcelas da compra. Compare isso com o parcelamento no carnê ou no cheque: o lojista faz o desconto no banco pra ter o dinheiro em mãos, mas se o cliente não pagar, adivinha quem vai ter que bancar?
Todas as taxas acima (inclusive o aluguel) são negociáveis. Ainda ontem falei com um cliente e ele me disse que conseguiu isenção do aluguel das maquinetas. Também ouvi falar de uma grande loja por aqui que conseguiu negociar uma taxa de 1% nas compras. Ou seja: se o lojista é bom de vendas ele consegue baixar esse custo e diminuir o impacto disso no preço final. Em nenhum lugar nos contratos das administradoras está escrito que as taxas são imutáveis.
December 18th, 2009 at 9:28 am
A propósito, vale a leitura de um artigo do Sebrae que explica as vantagens e desvantagens dos cartões para o lojista.
http://www.sebraesp.com.br/servicos_financeiros/num_clique/cartao_credito
January 3rd, 2010 at 1:31 pm
Quando o comerciante alugam as máquinas!! sabem que tem que pagar os alugues das mesmas!! só que repassar para o cliente o que é obrigação do comerciante! é crime e previsto por lei( cabendo indenização)
January 21st, 2010 at 6:03 pm
Os comentários são excelentes e trazem a lume situações não conhecidas por muitos. Gostaria, porém, de levantar que precisamos lutar. com mais veemência contra o escorchamento da população, principalmente da classe média e trabalhadora, com juros fantásticos e taxas sobre serviços não prestados ou inventados, sem serem provados. O judiciário não tem ajudado muito.Parece omisso e acomodado. Já há juiz que se coloca na posição de funcionário público e sustenta que é necessário seus proventos serem concedidos por isonomia com os pagos aos funcionários. A respeito dos representantes do povo, não merecem comentários. Acho que deveriamos, em quantidade de massa popular, iniciar a protestos coletivos, via internet, incomodando deputados, ministros, empresários, bancos e seguros , principalmente, reclamando que os empréstimos teem função social, como todas as outras atividades que, esse governo, declara que o são.Pensem bem. Com juros, conservadores, de 100-%, quem trabalha, é aposentado ou autônomo, enfrentando o continuado aumento de custo de vida e perda de qualidade da mesma, se não conseguir verba extra e dedutível do imposto de renda, chegará à situação obrigatória de deficiente financeiro, incapaz de se sustentar e aos seus.Como os ganhos são medianos e os cartões de crédito substituiram os cheques e o relacionamento individual com os funcionários de Bancos, fizeram a população ser identificada por números, perdemos o recurso da negociação. Sem cartão de crédito ou débito não consegue consumir. Portanto viver , mesmo com dignidade minima.Passa a ser escravo da gleba, vivendo das voluntárias benesses dos senhores feudais e sua corte, a quem devem servir e agradecer, quando melhoram algo,l que devia ter sido melhorado muito antes. É a teoria do bode, anedota sobre o coletivismo na Russia comunista, que passou a identificar a forma de gestão dos governos atuais, sejam totalitários, autoritários ou pseudo democratas. Proponho que nos manifestemos e façamos os amigos se manifestar em todos os orgãos de divulgação, caracterizando seu protesto sobre juros ou qualquer das outras mazelas que estamos sofrendo, por culpa dos maus gestores, identificando a manifestação como PROTESTO VIRTUAL.Se isso acontecer , acreditando que uma coletividade substancial não está de acordo com os abusos, se manifestando, produzirá efeitos, principalmente naqueles que profissionalisaram a política , os altos magistrados e os representantes (SIC) do povo, que só querem regalias, conseguiremos efeitos inesperados. É preciso que saibam que existimos.
January 27th, 2010 at 7:38 pm
Gente, qualquer comerciante já embute nos preços todos os POSSIVEIS custos, podendo estes ocorrer ou não. Afinal, se pensarmos que um lojista poderá vender um determinado item a vista com dinheiro OU com cartão.. E se ele cumprir a lei, não haverá diferenciaçao de preços,… voces realmente acham que haverá queda de preços, se a lei mudar???
Temos que pensar também que o lojista OPTA por colocar a disposição as máquinas com cartão, se os custos fossem exorbitantes e etc, simplesmente aboliriam o uso de cartões, como já ocorria há pouco tempo atras, momento em que, em cidades menores, eram raros os estabelecimentos comerciais que aceitavam cartoes de credito!!!
É importante lembrar que o lojista, além de OPTAR por aceitar cartao, com certeza tem muits vantagens, vez que o leque de clientela com certeza aumentará.
Creio que, mesmo que “apenas” 25% das pesoas que utilizam o cartão de credito começarem a utilizar o dinheiro/cheque, as lojas terão, com toda certeza aumento de custos da mesma forma, com segurança, com serviço de banco e etc.
Conforme já dito, o cheque e o boleto também podem causar dores de cabeça e dificuldades na cobrança, sendo que por outro lado o dinheiro de plástico dá a garantia ao lojista, de receber os valores. Ou seja, as taxas também servem para “pagar” essa garantia das administradoras. (ainda que estas cobrem juros exorbitantes, ainda assim temos que lembrar que é uma transação comercial, e, portanto, tem por escopo lucros!)
Acho absurdo mudar a lei! E ainda mais absurdo não cumpri-la!
Ah! Já ia me esquecendo, como ficaria o caso de a lei mudar e.. As pessoas que moram em cidades menores quererem comprar algum item via internet, ou de forma diversa, sendo que o mais pratico seria pagar com cartão de credito???? Esta pessoa seria punida, pagando mais, só pelo fato de morar no interior, não poder pagar no dinheiro ou boleto? Afinal, no boleto, depenendo do valor da compra, só se faz no caixa do banco, vez que alguns limites das contas nao permitem agendamentos e sques em valores maiores!!!
Penso que temos que facilitar a vida do povo, e nao retrocedes e fazer com que todos recomecem a andar com dinheiro no bolso, para não pagar mais (até porque, duvido muito, muito, muito que qulquer estabelecimento ou grande rede baixe seus preços, ainda que houvesse qualquer garantia de não utilização do cartão! – isso não existe!!!)
Acho que é isso, ehehhe
Att
Harriet
June 26th, 2010 at 12:29 pm
Precisamos ver as coisas de outro modo:
Se financiamos um carro, pagamos juros e taxas, certo!
Por que, quando compramos com cartão de crédito ou débito transferimos os encargos para o comerciante?
August 4th, 2010 at 10:51 pm
É um verdadeiro absurdo, as taxas cobradas por essas administradoras. Vocês sabiam que a retenção paga as administradoras pelos comerciantes nos cartôes dito debito em conta é de 2%, isso mesmo dois porcento abatido da venda que você paga. Ou seja, o dinheiro sai da sua conta no ato da compra, e só vai para a conta da empresa no dia seguinte abatido 2%. (2% em um único dia sem risco nenhum, e sem aplicar nenhum dinheiro) isso é um verdadeiro roubo. Nós pagamos as anuidades dos cartôes, os comerciantes pagam comissões, e as administradoras ficam com todo lucro.
Duvido que isso acontece em paises desenvolvidos.
August 4th, 2010 at 11:08 pm
Reinterando o que eu disse anteriormente, nâo se pode cobrar por serviços não prestados.
E é claro e obvio que na composição dos preços de vendas estâo inclusos esses custos, portanto é justo o desconto nas compras para pagamento em dinheiro.
O pagamento em cartão é cômodo para nós clientes, podemos pagar com prazos, não corremos riscos andando com dinheiro, podemos controlar nossos gastos mais facilmente.
Então quem quer esse serviço que pague pelo mesmo.
Quando a empresa nâo der desconto para pagamento em dinheiro existem duas coisas a fazer: Pague no cartâo, se possível parcelado ou não compre.
Vá para outra loja.
Forte abraço a todos.
September 29th, 2010 at 11:13 am
Sei que o comentário chega bem tarde, mas estou montando um negócio agora e me deparei com a questão.
Acho que temos que parar de pensar que o comerciante só quer tirar vantagem do consumidor. O comerciante quer vender a preços honestos. Ninguém é mais bobo hoje. O consumidor sabe quando um preço é abusivo.
Neste sentido, ninguém se iluda de que o comerciante não embute as taxas das transações em crédito em todos os preços já que ele não pode, por lei, praticar preços diferenciados.
Eu acredito, mesmo, que se o lojistas pudesse praticar valores diferenciados, ao contrário do pensamento geral, o consumidor seria, sim, beneficiado, pois nenhum comerciante consegue “segurar” uma taxa de 6% cobrada pelas administradoras.
Precisamos pensar que, quem quer trabalhar desonestamente, não se digna a enfrentar a burocracia para abrir uma empresa, impostos absurdos, taxas extorsivas e toda a sorte de dissabores que uma pessoa séria passa para ter uma empresa no Brasil.
November 11th, 2010 at 3:38 pm
Seria muito bom, porém os brasileiros ainda não teem conciencia de leis… Logo dara confusão, os consumidores iriam pedir para passar no cartão preço de avista. Traria uma nova problematica, o comerciante teria que colocar duas vezes a comissão cobradas pelas operadoras. Para fazer a felicidade do cliente coso ele pague avista.
….
July 20th, 2012 at 10:19 am
Engraçado, as grandes empresas e, até mesmo, empresas no setor público cobram uma taxa em seus boletos bancários que se tem o nome de taxa de expediente ou outros nomes, que servem para cobrir tarifas cobradas pelos bancos às mesmas. Como eles podem e os demais comerciantes não? Os grandes comércios cobram em BH R$0,19 ( ou seja, R$0,20 porque não dão o troco) por sacolinhas, sendo que o preço da embalagem já estava embutido nos produtos vendidos. Isso pode. Todos os gastos com os produtos são embutidos em seu preço final, ninguém trabalha para ter prejuízo, mas dar o desconto não pode. Quer dizer que todos os consumidores tem que pagar pelo serviço prestado a alguns?
August 5th, 2012 at 5:57 pm
Boa noite!
Eu tenho uma loja e incluo 10% a mais nos produtos, a fim de quem pagar em Dinheiro ou Débito passo um desconto de 10% (pagamento em Dinheiro) e 5% (para pagamento no Débito) assim tiro os custos de antecipação do crédito…. se pagarem no cartão. o Cliente sae muito feliz. se aprovada a lei poderei divulgar os descontos.