De porta em porta

Disputar o bolso do consumidor está cada vez mais difícil, não há como negar. Não é à toa que as grandes marcas buscam cada dia mais novos canais de venda, mesmo que para isso ingressem em searas dominadas pela concorrência. É o que deve acontecer em breve com O Boticário, a maior rede de franquias de beleza do país. A empresa acaba de abrir um gigantesco centro de distribuição e criou um novo braço da holding que, segundo comentários de bastidores, configuram-se como os primeiros passos em direção à venda direta. Isso mesmo, ao tradicional mercado de venda porta a porta, reduto da multinacional Avon e da concorrente Natura. A disputa será acirrada. Não há nada confirmado, mas é difícil acreditar que o novo projeto não ganhe corpo rapidamente, afinal nove entre dez especialistas em varejo afirmam que o futuro está na venda multicanal. Quem não investir na diversificação, garantem, será engolido. É esperar para ver.













February 11th, 2010 at 4:32 pm
Se o Boticario partir para venda porta a porta, tera um grande
problema:
Como vai lidar com os franqueados?
Nao é justo ter pago pela franquia e depois ver vendedores com
catalogos pela rua, concorrendo com as lojas.
February 12th, 2010 at 8:02 am
Não concordo com este tipo de marketing do Boticário, irá prejudicar em muito seus franqueados.
Pois a empresa já atendem um nicho de consumidores, e com esta política de vender mais mais, irá desvalorizar a marca.
February 12th, 2010 at 8:14 am
Até que enfim voces ampliaram a visão de mercado! Parabéns!
February 12th, 2010 at 8:18 am
Concordo com a nova estrategia do boticario pois so assim poderá fazer frente aos seus principais concorrentes. Com certeza as lojas darão um susto nas concorrentes. Quantos aos franqueados com certesza ja devem estar pensando num jeito dos mesmos não serem prejudicados, o q não podem e ficar esperando os concorrentes avançarem sem tomar nenhuma medida.
February 12th, 2010 at 8:54 am
Estou na torcida! Com certeza eu vou querer investir nisso. Vendas Diretas quando bem planejadas dão grande retorno.
Paz no coração e Luz na razão.
February 12th, 2010 at 1:26 pm
O problema das vendas dO Boticário são os preços… supervalorizaram o produto e esqueceram do público alvo… Daí não tem loja que aguente…
February 12th, 2010 at 11:40 pm
Tambem concordo, Isso ja acontece indiretamente, quanto aos franqueados ja tem clientes certo, claro q alguns vão mudar mas o que vai acontecer é uma ampliação do publico-alvo. Geralmente venda porta a porta abrange classes mais baixas isso. O publico que compra na loja no shooping não é o mesmo que compra do vendedor porta a porta.Como falei isso ja acontece certeza, so que o Boticário não tem controle o que vai acontecer é consequencia do que ja tem sido feito sendo que com eles controlando.
February 13th, 2010 at 9:55 am
Sou a favor deste tipo de serviço (porta a porta) a marca Boticário terá maior expansão e acompanhará seus concorrentes que já vem fazendo o porta a porta a algum tempo e, quanto as franqueados dica: criem vendedores esternos
February 13th, 2010 at 9:28 pm
Nossa!!!!!!!!! quero saber realmente se é verdade que o boticário realmente vai nos dá essa oportunidade de ser vendido de porta em porta. Sou professora, quero como quero ser vendedora do boticário, enfrento qual quer burocracia para consiguir. Quero muito, como posso fazer para conseguir?
February 14th, 2010 at 2:12 pm
os franqueados podem vender de casa em casa tb……com vantagem de já estar no mercado
February 14th, 2010 at 3:09 pm
Concordo com a nova estratégia de vendas do Boticário, porem para proteger os franqueados a Boticário deveria:
1º Os franqueados de cada cidade disponibilizariam os catalogos para os vendedores porta a porta da mesma cidade, sendo que os produtos tbm sairiam da mesma franquia, assim cada franqueado seria responsável por suas vendas diretas e com isso tbm venderiam mais.
February 14th, 2010 at 3:11 pm
certamente a Boticario irá rever sua relação com franqueados para que os mesmos nao saiam perdendo. caso nao revejam cabe processo, certamente por quebra de contato, ou concorrencia desleal interna. torço pela primeira saida. todos ganham
February 14th, 2010 at 8:13 pm
ADOREI A IDEIA,UM BOM NOME PARA SE VENDER DE PORTA A PORTA,VAI VENDER BEM, POR FAVOR COLOQUEM CATALOGO,POIS SOU UMA DISTRIBUIDORA.
February 14th, 2010 at 9:18 pm
Parabens O BOTICARIO, se franquias fossem altamente rentaveis como o mercado de vendas diretas a AVON ja teria suas franquias pelo mundo. Se não mudar vão sumir do mapa em pouco tempo. Como competir com um milhao de revendedoras?
February 14th, 2010 at 10:03 pm
Acredito que a nova estratégia do Boticário é acertada e que o impacto nos franqueados não será grande. Mas a empresa deve estar prepapara, para oferecer soluções aos franqueados.
February 15th, 2010 at 7:58 am
Vamos pensar um pouco…..
A estrategia de vendas portas a porta, nao é errada, o que nao é certo, na minha opiniao, é colocar este tipo de estrategia sendo que seus franqueados pagaram pela franquia(que nao é barato).
Avon, Natura e tantas outras marcas que existem no mercado, sempre
usaram o porta a porta desde o inicio de sua existencia, ninguem co
mecou com franquia e migrou para vendas com catalogos.
Por que sera que a Avon nao tem franquias?
Para mim parece obvio, quem vai pagar por franquia para concorrer com
milhares de vendedoras que existem?
Nao estou dizendo que vendas porta a porta é uma estrategia errada, só
reafirmo o que penso:
Nao é justo com os franqueados e nao vejo muita saida de como lidar de
forma justa com os mesmos.
February 15th, 2010 at 10:14 am
Ola Minha Opinião e Sugestão é, A Venda direta é um mercado muito forte,sempre deu grandes resultados na venda direta,No caso a Boticario entrando agora neste nicho de mercado,deveria adotar com seus Franquiados,a distribuição para este tipo de vendas tambem, pois pagaram as franquias e tem suas lojas já em cada região do País serem colocados como( Distribuidores direto),responsavel pela distribuição nos lugares com os consultores ligados a eles,para fazer as vendas, tendo uma comissão do negócio gerado a eles,nada mais justo.
Ps, não sou franquiado Boticário..Sou Coordenador de Vendas direta.
Bigshoppingtexil.com.br. Atenciosamente….
February 15th, 2010 at 11:16 am
Sem duvida é um grande avanço de mercado, e de publico, pois a marca Boticario ira vender muito mais que hoje, eu aprovo e os franqueados sempre terão seus clientes isto não deve assustar, pois muitos dos clientes dos franqueados são pessoas que não comprão de vendedores de porta em porta, Parabém ao Boticario se vier a acontecer mesmo .
February 15th, 2010 at 6:36 pm
Parabéns pela ideia e vai movimentar o mercado de porta a porta.
February 15th, 2010 at 6:38 pm
não vai dar certo!
February 15th, 2010 at 8:12 pm
A boticário já deve ter algum planejamento para adaptar aos seus franqueados, ou colocar alguns produtos deferenciados para não prejudica-los.
February 15th, 2010 at 8:19 pm
Mas também ressaldo que os franqueados poderam torcer o nariz, afinal uma franquia é um alto investimento.
February 16th, 2010 at 7:14 am
Acho que uma boa saída seria o franqueado ser responsavel por um grupo de revendedoras, fazendo reunioes semanais e cuidando do nome da marca. E uma porcentagem do produto vendido fica pro franqueado e o restante para a revendedora.
February 16th, 2010 at 12:01 pm
Acho uma ótima idéia, pois já tentei por várias vezes ser revendedora da marca, e não consegui por não aceitarem esse tipo de serviço , porém sou revendedora de uma grande concorrente da Boticário e como citado acima pela Cinthia , eu sou cadastrada em uma franquia onde só posso retirar os meus pedidos nela. assim os franqueados não são prejudicados ,ou seja cada loja tem seus revendedores aquele que trabalhar com mais revendas o lucro sera maior, as funcionárias da própria franquia liga para seus revendedores para avisar sobre lançamentos e promoções , pois assim como eu trabalho fora não tenho muito tempo para estar em reuniões assim facilita muito para as revendedoras.
March 4th, 2010 at 11:16 am
SOLUÇÃO SIMPLES. PARA A BOTICÁRIO GANHAR E CRESCER JUNTO DOS FRANQUEADOS:
Os franqueados se responsabilizam e montam suas equipes de porta a porta, aumentando o faturamento, porém quem trabalha no p. à p. ganha um percentual menor nas vendas. Isso não atrapalha o Franqueado que já pagou um alto valor no ponto físico e viabiliza 2 modelos de negócios, cada um com o seu ganho. Quando um consultor de porta a porta atingir um bom nível de venda, monta a sua franquia e a Franqueadora para que ele trabalhava ganha um percentual da nova franquia pela formação desse novo franqueado.. Melhor saída, vendas em porta a porta seguida de rede..Quem precisar de instruções, estou à disposição! andersoncapu@ig.com.br
March 4th, 2010 at 5:57 pm
Com certeza a Boticário deverá lançar uma linha diferente e diversifiada de produtos para venda de porta em porta,seo objetivo é disputar espaço com a Avon e a Natura. O seguimento de venda direta busca um publico mais popular com produtos mais baratos. Aos consumidores a boa noticia porque teremos mais linha de produtos de qualidade a disposição, já aos franqueados podem ter certeza que não sofrerão com a concorrencia, porque os procutos mais caros continuarão serem exclusivos das lojas.
March 31st, 2010 at 10:31 pm
A venda direta tem a principal vantagem a venda do produto diretamente ao consumidor. Por isto muitas destas empresas tem um boa margem já que não precisam de um alto investimento para colocar seu produto no mercado já que os vendedores diretos ganham comissão e não tem salário fixo o que acarretaria maior custo para a empresa.
Sendo assim, não é um bom negócio para o Boticário pois o produto dele já passa por um terceiro até chegar ao consumidor final. Quem sairia mais prejudicado com isto tudo seria o franqueado pois para manter uma loja exige um alto investimento pelo franqueado e em um futuro próximo teria que pagar comissão ao vendedor das vendas realizadas a próprio clientes antigos da empresa já que este tipo de venda funciona muito através do relacionamento entre as pessoas. Outro problema que ninguém vê é que hoje em dia, não existe mais fidelidade a esta ou a aquela outra marca. Quem compra Natura, compra Avon, Boticário e muito mais.
A Avon também tinha lojas na china e para a empresa foi o maior lucro quando o governo chinês aprovou o modelo de venda direta no país e como isto a mesma desativou as butiques, pois aumentava muito o custo e diminuía as margens. Ainda possui lojas franqueadas em alguns países em zonas comerciais onde o tipo de venda direta não atua muito. Até conheci uma loja franqueada na Argentina. Lá a loja só pode vender um produto lançado no catálogo, somente após a campanha ter sido finalizada, ou, seja, chega com atraso de um a dois meses na loja. Por isto que as franquias são muito poucas. Na verdade, em diversos outros países, a empresa possui mais é centros de distribuição onde o produto está mais a disposição do vendedor e não do consumidor.
May 10th, 2010 at 3:56 pm
A venda porta a Porta esta coreta, porem a Marca tem que delimitar a area de atuação dos vendedores, como ela tem uma rede de franqueados o correto seria que cada franquia tenha seus vendedores porta a porta setorizado pela area geografica dos mesmos.
Com este atitude não entraria em conflito com seus franqueados, pois eles mesmos proliferariam os vendedores porta a porta conforme sua região.
May 22nd, 2010 at 7:00 pm
Apos 20 anos vendendo somente atraves de canais decidimos em 2008 investir no modelo multicanal incluindo a venda porta a porta. No inicio muitos conflitos foram apresentados mas os resultados foram supreendentes, especialmente no trabalho porta a porta. Com esta experiencia estou seguro que o Boticario tera sucesso no modelo, basta etica e transparencia na administracao de conflitos que com o tempo o sistema se ajusta e os ganhos serao para todos.
June 5th, 2010 at 4:16 pm
Para que os franqueados não tenham prejuízo é só O Boticário comprar deles todos os produtos, estoques, o ponto de venda, pagar uma taxa por quebra de contrato, etc…
A venda porta a porta é bom para a empresa porque não paga os “direitos” para os revendedores, por outro lado tem muita empresa que até hoje não obteve sucesso ex: contém 1g, Racco, Giovanna Baby, Abelha Rainha, Jequiti, Antídoto …
(deve ser por causa dos altos preços) por isso O Boticário terá que vender seus produtos mais baratos e assim Nautra e Avon também terão que baixar ,quem ganha com isso é o consumidor, mas quem vende porta a porta continua sem direitos trabalhistas nenhum
June 11th, 2010 at 7:48 pm
Parabéns, pela idéia com certeza será um sucesso total. A venda por catalogos e sempre mais calorosa, uma vez q se vc for de uma classe social mais baixa terá toda o comodidade de ser atendido em casa e não estará sujeito a cara feia de vedendores que acham superiores só porque trabalham em um shopping. Pois a maioria se esquece que no final quem paga o seu salário é sempre nos que somos consumidores. Parabéns mais uma vez e com toda certeza terá o primeiro lugar nas vendas por catalogos competindo a altur com Avon, Natura e Jequiti. Trabalho com revendas por meio de catalogos e ouço sempre as mesmas queixa de maus tratos das minhas clientes quando vão ao shopping e são mal atendidas apenas porque não usam roupas de grifes famosas. Catalogos é lucro certo.
June 17th, 2010 at 11:43 am
Nossa,
adorei a idéia, ja fui vendedora no Boticário e sempre quis revender mais não tenho condições de comprar franquia.Fui vendedora externa e deu muito certo. Estava a espera dessa oportunidade. Ótimo!!!
Estou na torcida.
June 17th, 2010 at 3:45 pm
Tomará que a O Boticario não demore para colocar esse projeto em andamento, sou uma vendedora da Natura e gostaria fazer parte da Família oO Boticario pode ter certeza vai vender muito.
August 13th, 2010 at 1:18 pm
Olá, muito bem estruturada a reportagem, mas sim o Boticário vai entrar no mercado e já até contratou para seu quadro funcional um Gerente da Natura que sabe de tudo de venda direta, e sei na hora certa eles vão entrar no mercado e é definitivo.
January 18th, 2011 at 5:04 am
o boticario nao vai concorer com os franqueados… por para se ter uma loja (franquia) a cidade tem de ter mais de 90 mil habitantes e tem uma pesquisa de mercado tambem… a venda porta a porta vai acontecer sim mas so em cidades que nao tem lojas.. cidades pequenas por exemplo.. a marca tem grande preocupaçao com satisfaçao do cliente logo colocando a disposiçao trocas e tambem muito preocupada com possiveis alergias e adaptaçoes dos produtos.. o que as marcas comuns de porta a porta nao oferecem claro que exitem casos de trocas da natura mas é muito dificil quem nao comprou um batom da avon e odiou a cor, o que fez? deu para a sobrinha… a avon é a maior empresa de cosmeticos do mundo mas nao da suporte…
April 19th, 2011 at 3:04 pm
Adorei a idéia… quando já posso ser uma revendedora “O Boticário”???
Deus abençoe muuuuiiiitoooo essa novo método de vendas do O Boticário !!!
April 25th, 2011 at 12:56 pm
O que eu acredito ser justo e’ que os vendedores porta-a-porta O Boticario teriam que ser tipo vendedores externos da loja que ha’ na regiao…assim o franqueado nao seria prejudicado e os vendedores poderiam usar o estoque da loja para abastecer-se…uma ideia bem legal pois no meu ver os produtos do Boticario sao bem melhores que Avon e Natura, porem a gente acaba adquirindo pela facilidade de nao ter que sair de casa para comprar…vamos aguardar para ver!!!
May 5th, 2011 at 9:45 pm
gostaria de saber o porque nesta cidade de espinosa nao e liberada a venda do catalago do boticario;porque tenho muita vontade de trabalhar junto a esta empresa,pois trabalho com outros catalagos.se pudessem nos dar a oportunidades agradeceriamos muitos beijos vera
June 6th, 2011 at 9:56 pm
O que acontece é que o boticario tem a faca e o queijo em mãos em tds ou quase tds cidades tem um franquiado, se haver por parte da boticario o porta em porta e uma administração ordenada da boticario td fica simples e quase perfeito. Através dos franqueados por cada cidade ou região determinada poderá simplesmente ampliar cada vez mais as vendas de porta em porta, e os que fizerem assim poderiam responder junto com o franqueado de sua cidade sendo que a boticario manteria os franqueados assim como o de porta em porta ampliando as vendas de seus produtos de uma forma espetacular pois os concorrentes não teriam um ponto assim ja estabelecido como da boticario pelos seus franqueados e isto por si próprio é um diferencial dos concorrentes, e um detalhe o cliente que compra na loja é muito diferente daquele que o de porta em porta vai atender realmente olho isto como uma ótima oportunidade a tds enfim sucesso a tds
July 18th, 2011 at 8:44 am
Acho otima ideia, pois nem todo cliente vai as lojas, por falta de tempo , trabalha o dia inteiro as veses precisar dar um presente da ultima ora e nao tem tempo de ir ate as lojas, e com um vendedor de porta em porta fica bem mais facio, acretido eu que vai melhorar para todo o franqueado tambem, pois eles ja ganharam muito com isso, e acaba essa descriminaçao de so a franqueada querer vender. E tem mais essa loha do Boticario tem vendedora que atente mal demais..
July 29th, 2011 at 1:07 am
Os franqueados creio nao ser prejudicados, pois vai ser uma nova linha com novo nome. O objetivo é concorer com natura e avon e nao com ela mesma.
July 30th, 2011 at 1:27 pm
A marca se chama Eudora. Não vão trabalhar com franquias. Todos as lojas da marca serão do grupo boticário. já existe uma loja em São Paulo e o forte é a venda direta.
August 17th, 2011 at 9:36 pm
que otimo adorei muito de receber esta noticia da boticario de porta em porta esta e uma noticia espetacular parabens para voces pela iniciativa .tenho certeza de que sera mais uma oportunidades para milhares de pessoas; para trabalhar. espero que nao tenha muita burocracia.se Deus mim abencoar estarei nesta .
September 14th, 2011 at 1:53 pm
eu preciso trabalhar ,e se fosse pra vender o boticario seria otimo.pq todos conhecem.
November 22nd, 2011 at 11:25 pm
Já estou vendendo O BOTICARIO na cidade de BAURU/SP, no sistema PORTA-A-PORTA, quem fornece os PRODUTOS são os FRANQUEADOS, a comissão é de 15%, diferente da NATURA que é de 30%. Tem pessoas que ainda não conhecem os PERFUMES e qdo sentem a fragância se encantam. Nós adquirimos um KIT de produtos e AMOSTRAS de perfumes, bases e batons. A bolsa por sinal é LINDA.
November 26th, 2011 at 6:45 pm
Amei a ideia,acabei de ver uma revista que por sinal está linda.Como alguém disse aí os clientes de venda porta a porta são diferentes dos clientes de shopping,falo isso com segurança pois trabalho como promotora da Demillus e temos lingiere na venda de lojas e venda porta a porta,e todas duas vão bem e obrigada.Uma completa a outra.Por isso acredito que vai dar certo.
February 7th, 2012 at 8:46 am
como esta a aceitação pelas pessoas, e vc que é uma vendedora como esta vendo esta nova forma de venda do O boticario? e quanto a comissão é menor mas é compensativo ? sendo que a natura a comissão émaior
March 14th, 2012 at 8:55 am
NAO VEJO NEM UM PROBLEMA COM VENDA EXTERNA MUITO PELO O CONTRARIO OS CLIENTES PASSARAO A CONHECER MAIS OS PRODUTOS ICLUSIVE OS DE LANÇAMENTO E SE NAO COMPRAREM COM O VENDEDOR EXTERNO IRAO NO DIA SEGUINTE DERREPENTE COMPRAR COM UM VENDEDOR DA LOJA ISSO CHAMA SE MARKENTING PESSOAL CORPO A CORPO VAO POR MIM QUE DA SE CERTO PORQUE A NATURA SE VENDE TANTO HOJE DEVIDO TEREM VENDEDORAS EXTERNAS ESSA VE MINHA OPINIAO JA TENHO EXPERI ENCIA NESSE RAMO.
April 10th, 2012 at 2:43 pm
Mas é O Boticário mesmo, ou é a Eudora?
April 12th, 2012 at 1:29 am
Por favor gostaria que alguem me explicasse melhor a respeito do assunto.Por acaso vcs estão falando da Eudora o novo lançamento do grupo boticário?Estou em dúvidas porque logo acima os produtos Boticário mostrados são vendidos somente na franquias e não nos guias Eudora.Por favor se puderem me mandem resposta pelo meu e-mail eu agradecerei muito.È que estou a ponto de finalizar meu cadastro na Eudora mas se O Boticário realmente vier aderir este projeto ,eu prefiro.
Estou no aguardo.